AMADA

PRINCIPAL
ALZHEIMER
ESTATUTO
DIRETORIA
PESQUISAS
LEGISLAÇÃO
LOCALIZAÇÃO
FALECONOSCO

 

 

 

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

 

 

 

 

 

 

FLC: webdevelopment:


EMAIL:
yolanda@amada.org.br lorna@amada.org.br mcarmem@amada.org.br

Empresas Amigas da AMADA

clique no logo para acessar o site da TELEALARM

clique no logo para acessar o site da GSS SEGURANÇA

 

 

 

CAFÉ PODE PASSAR DE VILÂO A MOCINHO, APONTAM ESTUDOS

Por muito tempo, o café encenava melhor o papel de vilão: provocava agitação, dependência e fazia mal para o estômago. Definitivamente, não era indicado para a saúde do coração. Hoje, a probabilidade é que ele passe de bandido a mocinho. Reduzir o colesterol, evitar doenças coronarianas, proporcionar efeitos antidepressivos e até mesmo ajudar a emagrecer são alguns dos pontos a favor que a bebida vem ganhando e que se tornaram objeto de pesquisas conduzidas em diversos países.A aposta nos aspectos saudáveis é tanta que o Brasil vai ganhar, em breve, um centro de estudos que concentrará esforços na investigação dos prováveis efeitos benéficos do café. A Fundação Zerbini, do Hospital das Clínicas de São Paulo, a partir de um protocolo de intenções assinado com a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), prepara-se para criar a Unidade de Pesquisa Café-Coração do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).Ontem, foi assinado o contrato de cooperação técnica e financeira com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias), que "viabilizará o desenvolvimento das pesquisas", segundo Gabriel Bartholo, gerente-geral da Embrapa Café. A previsão é que, ainda no decorrer deste ano, os estudos da unidade já estejam em andamento. Tamanho interesse é o resultado do cruzamento de duas coordenadas: a científica e a econômica. A primeira diz respeito a pesquisas populacionais e laboratoriais, realizadas nas últimas décadas, que apontam uma série de benefícios à saúde relacionados ao consumo regular de café. "Estudos indicam que substâncias presentes no café podem prevenir demências e mal de Alzheimer. Seus compostos antioxidantes protegem do diabetes. E o consumo moderado regular inibe o alcoolismo e a depressão", afirma Darcy Roberto Lima, doutor em medicina pela Universidade de Londres e professor do Instituto de Neurologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).